Às Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário compete monitorar, supervisionar e gerenciar as atividades relacionadas às atribuições legais do Ministério, nos Estados e no Distrito Federal, sob orientação da Secretaria-Executiva. (DECRETO Nº 7.255, DE 4 DE AGOSTO DE 2010).

quarta-feira, 19 de setembro de 2012


MDA e Governo do Maranhão lançam Plano Safra 2012/2013

 O Plano Safra, 2012/2013 lançado na última terça-feira, 18, pelo ministro Pepe Vargas, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, é fruto de um trabalho de articulação realizado pela Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA), do Maranhão, cujo a missão está em facilitar os fluxos do Ministério junto aos parceiros e agricultores diretamente nas unidades da Federação.

O delegado federal do MDA no Maranhão, Ney Jeferson Pereira Teixeira, avalia que os recursos são essenciais para a agricultura familiar maranhense, principalmente devido à inclusão do Garantia-Safra. “O seguro vem em boa hora porque o momento que vivemos no estado é de estiagem e a perspectiva é de que continue assim o resto da safra”, afirma
O Plano Safra prevê R$18 bilhões para crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), um aumento de 400% quando comparado aos R$3,9 bilhões liberados na safra 2002/2003.
Dentre os recursos destinados pelo MDA aos estados, para o desenvolvimento do setor agrícola por meio do Plano Safra -2012/2013, o Maranhão receberá a quantia aproximada de 430 milhões, sendo que desse montante, 230 milhões são destinados a investimentos nas propriedades produtivas, 100 milhões estão disponíveis para financiar o custeio, 46,5 milhões para Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), 5,8 milhões para Garantia Safra, 2,7 milhões para o PAA(Programa de Aquisição de Alimentos), e ainda, 44, 7 milhões do FNDE. Todas as linhas do MDA oferecem juros negativos, ou seja, taxas abaixo da inflação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário